30 de setembro de 2011

Bolachinhas em espiral

Já tinha guardado esta receita há muito tempo e ontem finalmente resolvi experimentar.


As minhas anotações estão a itálico.


Ingredientes:
150 g de açúcar
100 g de manteiga
1 Ovo
300 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de leite
essência de baunilha





Preparação:
 Bata o açúcar com a manteiga (sem derreter) até obter um creme. 
Junte o ovo e metade da farinha, peneirada com o fermento e continue a mexer até a massa ficar homogénea. 
Adicione então a restante farinha, cuidadosamente, misturando com uma colher. Eu achei melhor, nesta fase, amassar com as mãos, se estiver muito mole, juntem mais farinha...
Divida a massa em duas partes iguais. A metade da massa junte o cacau, previamente misturado com o leite e à outra metade da massa, as gotas de essência de baunilha.
Deixe as duas massas repousar durante 1 hora no frigorífico para ficar mais fácil de trabalhar. Estenda a primeira massa, com a ajuda do rolo e de farinha, num rectângulo com 0,3 cm de espessura. Não consegui que ficasse tão fina, não foi muito fácil de esticar.
Nesta fase, achei melhor colocar a massa em cima de película aderente.
Por cima estenda a massa com o cacau e enrole apertando muito bem. Enrolei com a ajuda da película aderente e apertei bem o rolo, deixando-o mais comprido.
Embrulhe o rolo em folha de papel de alumínio e coloque no congelador durante 1 hora.
Retire do congelador e corte o rolo em fatias com 0,5 cm de espessura e coloque-as, deitadas, sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. 
Leve a cozer em forno moderado (200° C) durante 8 minutos. Deixe as bolachinhas arrefecerem sobre uma rede e guarde-as, em seguida, em caixas herméticas.

Após os 8 minutos recomendados, fui ver e as bolachinhas pareciam-me cruas, deixei-as no forno cerca de 20 minutos.



Estas quantidades permitiram fazer um tabuleiro grande.


Aqui estão elas. Ficaram saborosas...


O Tupperware, com tampa hermética, permite que fiquem frescas durante mais tempo.
Vai uma bolachinha?

4 comentários:

  1. Ahhh obrigada :)

    Eu tenho que usar curvador e máscara... As minhas pestanas são pequeninas, pouco curvadas e ainda por cima loiras lool

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Não tem que agradecer, eu é que agradeço! :)

    ResponderEliminar
  3. Realmente, essas bolachinhas têm muito bom aspecto e aposto que são saborosas! :D

    ResponderEliminar

Pode deixar comentário, mesmo que não tenha uma conta google.
Para isso, basta selecionar, abaixo, a opção "Nome/URL", escrever o seu nome no campo indicado e enviar.

As vossas opiniões e sugestões são muito importantes para mim e ajudam-me a melhorar, todos os dias! Obrigada ;)