27 de setembro de 2011

Harry Potter

Quem me conhece bem, sabe que sou um tanto ao quanto fanática pelo universo de Harry Potter.
Esta paixão não começou na altura em que a maioria dos fãs se iniciou na leitura da saga. Começou muito mais tarde...

Comecei a ler os livros por imposição de uma cadeira intitulada "Literatura para a Infância" que tive de fazer durante o 3º ano da minha licenciatura, em 2005/2006.
Na altura, entre os livros de leitura obrigatória estava o sexto livro da saga - Harry Potter e o Príncipe Misterioso.
Não achei piada nenhuma àquela imposição pois só tinha dado uma passagem de olhos pelos dois primeiros filmes e não tinha gostado nada...
Resignada, comecei a ler a obra, tinha mesmo de ser... tínhamos uma prova de leitura que fazia parte da avaliação da disciplina. Mesmo que não lesse tudo (o livro tem mais de 500 páginas), havia de ficar com alguma noção da coisa...

Não percebia absolutamente nada do que lia... ao início foi uma frustração, não estava minimamente familiarizada com os termos utilizados e todo aquele universo místico.
Começar uma saga pelo fim (quase) tem destas coisas.
Só depois de ler as primeiras 100 páginas comecei a perceber alguma coisa do enredo.
Foi aí que começou o vício!
Como era possível alguém escrever assim sobre um mundo todo ele inventado, fazendo-o parecer tão real?

Depois de terminar o livro, tive todo o interesse em ler os outros, desta vez como deveria de ser. Começando com o primeiro.
Li a saga toda e chegando ao sexto livro, reli-o, agora com um conhecimento totalmente diferente e entendendo tudo o que da primeira vez não tinha compreendido...

Agora é que estava mesmo apanhada por este magnífico mundo...

Em Julho de 2007 seria lançado o sétimo e último livro da saga.
No dia do lançamento a Rádio Atlântida, em parceria com a Bertrand, promoveram um sorteio.
Sabendo do meu interesse (e da minha mãe) pelos livros, o meu pai alertou-me, pelo telefone, que iam oferecer dois exemplares para quem ligasse, naquele momento, e respondesse a suas perguntas.
Liguei, as perguntas não poderiam ser mais básicas "Como se chama o último livro da saga?" e "Por quantos livros é composta a saga?", e ganhei o livro.
No dia seguinte já tinha ido buscar o livro.



Depois de terminar a leitura da saga completa, comecei a ver os filmes.

Fiquei um pouco desiludida, pois os filmes não podem contemplar todo o universo, todo o enredo que a autora conseguiu colocar nos livros.
Os filmes são bons, à sua maneira, contêm apenas o essencial dos livros, não são tão profundos.

Os livros são de uma profundidade imensa, pois, por detrás de cada ideia, de cada nome, de cada acontecimento há todo um mundo criado pela autora que nos leva acreditar, sem questionar.
É todo um universo tão bem fundamentado, criado e justificado...
Já li toda a saga duas vezes (o sexto livro li-o três vezes) e estou a relê-la pela terceira vez... e todas as vezes que os releio descubro novos pormenores!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar comentário, mesmo que não tenha uma conta google.
Para isso, basta selecionar, abaixo, a opção "Nome/URL", escrever o seu nome no campo indicado e enviar.

As vossas opiniões e sugestões são muito importantes para mim e ajudam-me a melhorar, todos os dias! Obrigada ;)